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PSG renova patrocínio de Visit Rwanda apesar das críticas à parceria comercial

by Agência Hotz

O PSG renovou contrato com o Conselho de Desenvolvimento de Ruanda (RDB, na sigla em inglês) para continuar a promover a marca Visit Rwanda até 2028. O logotipo aparecerá na manga do time profissional durante o Super Mundial de Clubes da Fifa.

A marca também aparecerá nos kits de treinamento da academia do PSG nos EUA e Canadá. A empresa turística de Ruanda também será promovida no Parque dos Príncipes, em Paris, durante os jogos do PSG como mandante.

O PSG firmou sua primeira parceria com o RDB em 2019, em um acordo avaliado entre € 8 milhões e € 10 milhões. O contrato foi renovado em 2023 por mais dois anos.

Além do PSG, o Visit Rwanda também tem parcerias para com Arsenal e Bayern de Munique.

Crise humanitária

A renovação do acordo com o PSG ocorre em meio a uma crescente crise humanitária na República Democrática do Congo. Um grupo rebelde apoiado por Ruanda capturou Goma, a maior cidade do leste do país vizinho.

A ONU estima que mais de 700 pessoas já morreram no conflito até janeiro. Ruanda alega que suas tropas estavam na RD do Congo como medida defensiva para impedir que o conflito chegasse a seu país.

Em fevereiro, a ministra das Relações Exteriores da RD do Congo, Thérèse Kayikwamba Wagner, escreveu uma carta pedindo que PSG, Arsenal e Bayern de Munique encerrassem os “acordos de patrocínio sangrentos com esta nação opressora”.

Em janeiro, torcedores do PSG fizeram uma petição pedindo ao clube que encerrasse a parceria com o Visit Rwanda. O abaixo assinado reuniu 75 mil assinaturas.

Contramão

Apesar das críticas, o PSG preferiu seguir na contramão dos apelos para não associar sua imagem a um país em conflito armado.

“Estamos ansiosos em continuar esta jornada com o Visit Rwanda”, afirmou Victoriano Melero, diretor executivo do PSG.

“Juntos, ajudamos a destacar a riqueza cultural e a beleza natural de Ruanda, ao mesmo tempo em que demonstramos que o futebol pode inspirar e aproximar comunidades ao redor do mundo”

Victoriano Melero, diretor executivo do PSG

Jean-Guy Afrika, CEO do RDB, comemorou a renovação de patrocínio para promoção do turismo no país africano.

“Esta parceria contribuiu significativamente para posicionar Ruanda como um destino líder em turismo e investimento – e um farol para talentos, esportes e inovação cultural”, afirma Afrika.

“A renovação até 2028 nos permite consolidar esse sucesso e criar ainda mais impacto para os ruandeses e para a comunidade global do Paris Saint-Germain”, completou.

O próximo alvo dos ativistas que criticam a relação entre futebol e Ruanda será o Arsenal. O contrato atual, que valeria £ 40 milhões, será encerrado no final da temporada.

A associação com o país africano já foi alvo de críticas dos torcedores, principalmente a partir de novembro de 2023, quando a política de asilo do governo local com Ruanda foi considerada ilegal pela Suprema Corte do Reino Unido.

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