O DAZN lançará um centro de conteúdo no TikTok como parte de uma campanha de marketing para apoiar a cobertura global da empresa na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. A página do DAZN da Copa do Mundo de Clubes terá conteúdo do torneio, atualizações ao vivo e vídeos buscando engajamento dos torcedores.
Detentor global dos direitos de transmissão do Mundial da Fifa, o DAZN terá vídeos de bastidores, destaques de partidas, participação de influenciadores digitais e jogadores, além das reações dos torcedores.
A plataforma britânica de streaming pagou US$ 1 bilhão pelos direitos de transmissão global da Copa do Mundo de Clubes, com todos os jogos disponíveis para assistir de maneira gratuita. A empresa também tem o direito de sublicenciar esses direitos em cada país. No Brasil, o acordo aconteceu com a Globo e a CazéTV.
Mesmo que transmita a competição gratuitamente, a intenção do DAZN é incentivar o telespectador a se inscrever no serviço para gerar receita com publicidade, apostas e comércio on-line. Outro objetivo da empresa é conseguir converter uma parcela desses usuários gratuitos em clientes pagos.
O acordo com o TikTok foi criado para atingir a Geração, público mais conectado e com maior tempo gasto no aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos. O algoritmo da rede social ajudará o DAZN a encontrar os torcedores menos propensos a consumir esportes por meio de mídias tradicionais ou de um serviço de streaming dedicado.
Parcerias
O TikTok já fez parceria com a Fifa para a Copa do Mundo Feminina de 2023, disputada na Austrália e Nova Zelândia, e ajudou o torneio a aumentar significativamente seu engajamento com os jovens torcedores.
A empresa também colaborou com propriedades esportivas como MLS, NFL e PGA Tour (golfe) na criação de conteúdo.
Proibição?
O DAZN também anunciou recentemente seu Programa Global de Criadores de Futebol, que visa mobilizar mais de 100 criadores digitais ao redor do mundo para criar conteúdo sobre a Copa do Mundo de Clubes.
“A parceria com o DAZN nos permite levar a Copa do Mundo de Clubes mais perto dos torcedores do que nunca, desde o acesso aos bastidores até o apito final, capturando o coração da ação enquanto ela acontece”, afirma Rollo Goldstaub, chefe global de parcerias esportivas do TikTok.
O curioso é que o TikTok corre o risco de ser banido dos Estados Unidos durante a disputa da Copa do Mundo de Clubes, que será disputada no país.
A ByteDance, empresa chinesa que é dona do aplicativo, está sendo obrigada, por lei aprovada em 2024, ainda durante o governo do presidente Joe Biden, a vender suas operações no país para que a plataforma continue no ar.
O presidente Donald Trump, que assumiu no início do ano, porém, tem prorrogado o prazo para que essa venda ocorra. O prazo atual vence em 19 de junho, cinco dias depois do início do Mundial. Acredita-se, porém, que Trump irá prolongar novamente esse prazo.
O post Por Geração Z, DAZN cria centro de conteúdo no TikTok para Copa do Mundo de Clubes apareceu primeiro em Máquina do Esporte.