A Luccas Toon, empresa do empresário e youtuber Luccas Neto, anunciou um acordo com a Time Forte, gestora de escolinhas de futebol, para expansão nacional de sua franquia focada no desenvolvimento infantil através do esporte. O movimento representa a entrada em um universo que poderia ser melhor explorado pelos clubes brasileiros.
A união visa ampliar a presença da franquia em todas as regiões do país, combinando a força de comunicação e o alcance digital da Luccas Toon com a expertise operacional da empresa.
Com o projeto, Luccas Neto pode ocupar uma lacuna deixada pelos clubes de futebol, que, focados no desenvolvimento de atletas para níveis profissionais, muitas vezes esquecem da importância do esporte como ferramenta para o desenvolvimento infantil.
Parceria
Há mais de 30 anos no mercado, a Time Forte é responsável pela gestão de mais 350 unidades com 50 mil alunos matriculados, e faturamento de mais de R$100 milhões por ano apenas em mensalidades.
“Atuamos há muito tempo e aí você cria todo um ecossistema, tanto de franquias, quanto de eventos, quanto de experiências”, contou Rafael Serra, CEO da Time Forte, à Máquina do Esporte.
“Se a gente for avaliar um pouco do um pouco do mercado de escolas de futebol, estamos falando de mais de 60 mil escolas em todo o Brasil. A maioria são escolas sem bandeira, sem uma marca, metodologia e suporte. Então quando a gente vem com uma franquia, licenciamento e todo um modelo de negócios”, seguiu.
A Time Forte deverá atuar na operação estratégica, logística e planejamento das novas unidades, contribuindo para garantir a estrutura técnica e a capilaridade do negócio.
A Luccas Toon, por sua vez, conta com mais de 50 milhões de seguidores nas redes e entra com a imagem, identidade e alcance de Luccas Neto com o público infantil.
“O esporte sempre fez parte do universo das crianças e, no nosso caso, se encaixa perfeitamente na missão de estimular o desenvolvimento saudável de forma divertida. Quando trazemos esse esporte para nosso universo lúdico, com os personagens e valores da Luccas Toon, ele ganha ainda mais potência como ferramenta de educação e conexão com as famílias”, comentou Luccas Neto à Máquina do Esporte.
Na parceria com a Luccas Toon, a Time Forte integrará ao modelo de franquia com propriedades do universo de Luccas Neto, como encontros com o influenciador e personagens, itens autografados, visitas aos bastidores e ativações, além de uma metodologia pedagógica específica.
“O interessante é poder ampliar a gama de clientes, em que você tem um dos maiores youtubers do Brasil, criadores de conteúdo, fazendo a sua marca e fazendo com que ela chegue em um público que na verdade ele já atende, só que de uma outra forma”, exaltou Rafael Serra.
“A escolinha de futebol se integra ao nosso ecossistema, porque oferece uma experiência completa, sobre viver o universo da Luccas Toon de uma forma prática e afetiva. É tudo pensado para que a criança se sinta parte de um mundo que ela já conhece, agora com ainda mais interação no mundo real”, acrescentou Luccas.
Público
As escolinhas de futebol não são uma novidade. Diversos clubes brasileiros possuem redes próprias ou licenciadas que oferecem serviços de introdução ao esporte.
Nestes casos, porém, o objetivo está mais relacionado com a busca por novos talentos para o futebol profissional. Com isso, perde-se grande parte do público que não possui esse interesse ou aptidão.
“A gente não vê esses produtos sendo concorrentes. A escola do Luccas Neto tem uma posição muito mais infantil, lúdica, de iniciação ao esporte, do que as escolas dos clubes em que os garotos e garotas estão procurando chegar a ser jogador”, avaliou o CEO da Time Forte.
A entrada do youtuber neste universo revela uma lacuna deixada pelos clubes, que poderiam também ocupar este espaço a partir de redes licenciadas. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de contato com jovens de novas gerações, estejam eles interessados em se tornar atletas profissionais ou não.
Neste cenário, o projeto de Luccas Neto surge até mesmo como uma possibilidade de parceria para clubes criarem conexões com o público infantil, que no futuro pode vir a se tornar consumidor.
“A ideia de parceria com clubes pode acontecer sim, desde que esteja alinhada com nossos princípios de inclusão, desenvolvimento e segurança. Mais do que formar atletas, queremos formar cidadãos felizes, confiantes e criativos. Se aparecerem oportunidades que ajudem a fortalecer essa missão, vamos estudar com carinho”, disse o influenciador.
A Escolinha de Futebol Luccas Neto também oferece maior foto para o público feminino, frequentemente esquecido quando o assunto é introdução ao esporte.
“É uma questão que os próprios clubes às vezes negligenciam. Hoje você tem personagens dentro do projeto da Lucas Toon que falam totalmente com o público feminino”, lembrou Rafael Serra.
Projeção
Lançada em 2024, a rede de Escolinhas Luccas Neto atualmente conta com uma única unidade, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). No Instagram, o projeto conta com quase 23 mil seguidores.
O objetivo com a parceria é atingir a marca de 80 unidades nos próximos cinco anos. O movimento será guiado pelas regiões em que Luccas Neto possui maior impacto, como o Nordeste.
“É uma marca muito forte no Nordeste. Então, a gente já vê uma projeção nas capitais nordestinas, nesse ano e no próximo ano. Temos um projeto de iniciação, um projeto em que a gente possa, em cinco anos, ter uma rede de cerca de 15 mil alunos e alunas em todo o Brasil”, projetou Rafael Serra.
“Nosso plano é levar a Escolinha para todos os lugares do Brasil. Queremos que toda criança, de diferentes regiões e realidades, tenha a chance de viver essa experiência”, complementou Luccas Neto.
Para além do futebol, o projeto é visto como um pontapé inicial para o uso dos esportes como ferramenta para aumentar o impacto e a conexão com o público infantil.
“O esporte é uma das ferramentas mais poderosas de transformação, especialmente na infância. Começamos com o futebol porque é uma paixão nacional, mas temos planos de estudar novos projetos esportivos que também combinem com nosso universo e nossos valores”, concluiu.
O post Luccas Neto fecha com Time Forte para expandir escolinha de futebol e ocupar espaço deixado por clubes apareceu primeiro em Máquina do Esporte.