Na última quarta-feira (27), o Grimsby Town, que disputa a League Two (4ª divisão do futebol inglês), eliminou o Manchester United na Carabao Cup, também conhecida como Copa da Liga da Inglaterra. Considerando a diferença de faturamento das duas equipes e o fato de que o elenco dos Red Devils é cerca de 246 vezes mais valioso do que o time que o desclassificou, de acordo com o TransferMarket, o feito do Grimsby Town passa a ser um dos principais marcos do time no passado recente.
Fundado em 1878, inicialmente sob o nome de Grimsby Pelham, em referência ao sobrenome da família do Conde de Yarborough, que detinha grandes quantidades de terra naquela época na atual região de ‘North East Lincolnshire’, o ‘Grimsby Town Football Club’ está localizado em Cleethorpes, bem próximo do limite com a cidade de Grimsby. Sob a gestão dos proprietários Jason Stcokwood e Andrew Pettit, o clube tem grande apelo e conexão com a comunidade local.
Isso é reforçado pela boa média de público que o time vem registrando na League Two. Mesmo com o seu estádio sendo apenas o 13º colocado em termos de capacidade na temporada 2024/2026, suportando 9.456 torcedores no máximo, o Grimsby Town tem mais de 6 mil pessoas nos seus jogos em média e a 3ª maior taxa de ocupação do torneio (69,2%).
Na temporada 2024/2025, a taxa de ocupção foi semelhante na League Two (63,6%) e o clube teve a 13ª maior média de público do campeonato, (6.067 pessoas por jogo). Porém, um fator importante a se analisar nesse caso é o tamanho da cidade em que o Grimsby Town está localizado.
Grimsby e Cleethorpes tem, somadas, 115.593 habitantes, segundo dados do governo britânico de 2021. As duas cidades são muito próximas, sendo que o estádio do clube, situado em Cleethorpes, fica a menos de três quilômetros do centro de Grimsby. Dessa forma, uma média de público de 6 mill torcedores por partida significa que 5,19% da população da região frequenta os jogos do Grimsby Town.
Isso comprova o engajamento da comunidade local com o Grimsby Town já que se estes mesmos 5,19% em relação a população total de uma cidade fossem aplicados aos jogos de algum clube de Londes, por exemplo, isso seria equivalente a uma média de público de 445 mil pessoas por jogo dessa equipe hipotética, considerando que a capital da Inglaterra tem cerca de 8,9 milhões de habitantes.
Finanças
As finanças do Grimsby Town mostram a volatilidade comum em clubes de ligas inferiores. No ano fiscal encerrado em maio de 2023, o clube registrou um aumento de 53% no faturamento, alcançando £ 6,81 milhões, impulsionado por sua promoção à League Two e pela chegada às quartas de final da FA Cup.
Isso resultou em um lucro antes de impostos de £ 245 mil, sendo que a campanha na FA Cup e as vendas de jogadores ainda gerou £ 1,41 milhão aos cofres do time. Além disso, clube vendeu 5.754 ingressos de temporada neste ano, arrecadando £ 1,28 milhão com isso e registrou 129.735 torcedores em casa, o segunda maior marca em 30 anos.
No entanto, o ano fiscal encerrado em maio de 2024 apresentou um cenário diferente. O faturamento diminuiu em £ 1,09 milhão (16%), para £ 5,72 milhões e o clube reportou um prejuízo de £1,68 milhão. Essa queda reflete o retorno a níveis de receita mais usuais após a campanha extraordinária da FA Cup na temporada 2022/2023. Em relação aos investimentos em infraestrutura, o Grimsby Town gastou £ 333 mil em melhorias no seu estádio assim como no seu centro de treinamento.
Engajamento da comunidade e sustentabilidade
Os proprietários do Grimsby Town tem o desejo de fazer dos torcedores o “coração” de seu projeto e de estarem “aqui por Grimsby”, enfatizando o senso de comunidade e a conexão com os fãs. Essa filosofia se manifesta em ações como a Grimsby Town Foundation, a instituição de caridade associada ao clube, que entregou mais de £4 milhões em valor social à comunidade por meio de seus programas educacionais e sociais durante a temporada 2023/2024.
Um pilar central da estratégia de sustentabilidade do Grimsby Town é a campanha “Green Town”, em parceria com seu principal patrocinador, a Myenergi, empresa local de tecnologia de energia renovável, que é a patrocinadora principal da camisa do clube desde 2022 e continuará até, pelo menos, a temporada 2025/2026, com sua marca estampada nos uniformes masculinos, femininos e dos times de base do clube.
A campanha celebra a transformação de Grimsby de “Food Town”, já que a cidade foi um centro de processamento de alimentos na Europa durante as décadas de 1980 e 1990, para um polo de inovação e tecnologia sustentável.
O clube ainda demonstra seu compromisso com a sustentabilidade através de várias iniciativas, como a instalação de luzes LED nos holofotes, painéis solares no centro de treinamento, estações de reciclagem no seu estádio, pontos de carregamento elétrico e caldeiras eficientes em energia.
O Grimsby Town também busca a acreditação B-Corp e a diretoria monitora o desempenho social e ambiental por meio de um painel ESG trimestralmente. A mensagem “Green Town” na camisa do time utiliza a mesma fonte da camisa de 1988, que exibia “Food Town”, ligando o passado industrial da cidade ao seu futuro sustentável.
O post Grimsby Town: Conheça o time que eliminou o Manchester United na Copa da Liga Inglesa apareceu primeiro em Máquina do Esporte.