Início » Dono de Everton e Roma, Friedkin Group cria companhia para gerir multiclube

Dono de Everton e Roma, Friedkin Group cria companhia para gerir multiclube

by Agência Hotz

O consórcio de negócios e investimentos norte-americano Friedkin Group decidiu criar uma companhia para gerir suas propriedades multiclubes.

Com sede em Houston, no Texas, o grupo controla atualmente o Everton, da Premier League; a Roma, da Seria A italiana; e o Cannes, que disputa a quarta divisão do Campeonato Francês.

A nova companhia, que ficará encarregada da gestão do negócio multiclube será a Pursuit Sports, que administrará também todas as demais equipes que vierem a ser adquiridas pelo Friedkin Group.

A prática de constituir uma pessoa jurídica específica para gerir equipes é comum no negócio multiclube.

Os investimentos realizados pela 777 Partners em times como Vasco, Genoa e Red Star, por exemplo, eram feitos por meio de uma subsidiária chamada Nutmeg, que responde pela área esportiva do grupo (que, hoje, atravessa uma crise e está à beira da falência).

A Pursuit terá como CEO Dave Beeston, ex-diretor administrativo na Clearlake Capital Partners, empresa que integra o consórcio BlueCo e detém 60% das ações do Chelsea, vencedor da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, promovida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Antes dessa experiência, que durou em torno de dez meses, Beeston foi por 11 anos executivo do Fenway Sports Group (FSG), dono do Liverpool, da Premier League, e do Boston Red Sox, da Major League Baseball (MLB), dos Estados Unidos.

“Com foco nas pessoas e na tomada de decisões baseada em dados, usaremos nossa escala, insights e experiência para desbloquear e capacitar a liderança em cada um de nossos clubes, o que permitirá que eles realizem todo o seu potencial e busquem o sucesso no campeonato”, disse o CEO.

Beeston responderá no cargo a Dan Friedkin, presidente tanto do Friedkin Group quanto da própria Pursuit Sports.

“O lançamento do Pursuit Sports marca um novo capítulo emocionante na visão do Friedkin Group de elevar e capacitar organizações esportivas de classe mundial. Por meio dessa plataforma, podemos fazer mais do que apoiar nossas equipes em alto nível – estamos investindo em seu sucesso a longo prazo, reunindo toda a força de nossa experiência global, recursos e busca pela excelência”, afirmou o empresário.

O primeiro clube adquirido pelo grupo foi a Roma, em 2020. Na sequência veio o Cannes, em 2023, e por fim, no ano passado, o Everton, que quase chegou a ser comprado pela 777 (o negócio não avançou devido à crise financeira da empresa) e ainda recebeu propostas por parte de John Textor, dono da SAF do Botafogo.

O post Dono de Everton e Roma, Friedkin Group cria companhia para gerir multiclube apareceu primeiro em Máquina do Esporte.

Fonte

You may also like

Leave a Comment

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceito Saiba Mais