Nesta quarta-feira (21), o YouTube realizou um evento para a imprensa com o objetivo de apresentar dados sobre futebol na plataforma. Parceira da CazéTV na aquisição de alguns direitos de transmissão, a rede social de vídeos do Google informou que conseguiu um alcance superior a 40 milhões de usuários únicos com o Paulistão e a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) de 2025.
Dentro desse número, o YouTube revelou que mais de 75% dos usuários pertencem à faixa etária de 18 a 44 anos. Ainda segundo a plataforma, isso reforça o apelo de fidelização junto ao público jovem e gera oportunidades para marcas que desejam rejuvenescer a base de clientes.
Outro dado apresentado mostrou que a plataforma de vídeos do Google atingiu cerca de 2 bilhões de horas de conteúdos de futebol assistidas no Brasil em 2024. Isso inclui transmissões ao vivo de torneios, conteúdos informativos de influenciadores do segmento, vídeos casuais sobre a prática da modalidade e outros formatos que envolvem o universo do futebol.
“A consolidação desse comportamento do consumidor é reflexo da flexibilidade e da acessibilidade que a plataforma oferece, com forte presença do conteúdo ao vivo, mas também dos reacts [reações], melhores momentos, mesas-redondas e outros tipos de produções sob demanda”, explicou Gustavo Souza, diretor de produtos e soluções publicitárias do Google.
O número representa um salto de 20% em termos de total de horas assistidas de vídeos de futebol na plataforma em relação a 2023. Outro dado que chama atenção é o avanço das TVs conectadas (CTVs) como um dos principais tipos de tela para o consumo de futebol no YouTube.
Em 2024, o tempo de exibição de conteúdos de futebol em CTVs cresceu 35% em relação ao ano anterior. Além disso, 60% dos lares brasileiros já possuem uma TV conectada atualmente, e o YouTube responde por 57% de todo o tempo de consumo nessas telas.
A plataforma também revelou que 45% de todo o tempo de consumo de futebol no YouTube já acontece em CTVs. Olhando para a parceria com a CazéTV, mais de 65% das horas assistidas pelo público no Paulistão e na Copinha em 2025 foram em TVs conectadas.
Com as duas competições, a CazéTV ainda conseguiu mais de 350 milhões de visualizações e cerca de 140 milhões de horas assistidas. Já em relação à final do Paulistão 2025, entre Corinthians e Palmeiras, o canal registrou a sua terceira maior audiência simultânea (em medições feitas até março deste ano), com um pico de 6 milhões de visualizações simultâneas. Os dados são do próprio YouTube e referentes ao mês de abril.
O post Com Copinha e Paulistão 2025, YouTube alcança mais de 40 milhões de usuários únicos apareceu primeiro em Máquina do Esporte.