A Champions League conhecerá o campeão da temporada 2024/2025 neste sábado (31), quando Paris Saint-Germain e Internazionale estarão em campo na final. A decisão da competição, um dos eventos mais valorizados do calendário esportivo, dentro e fora das quatro linhas.
Considerado o principal torneio de clubes do futebol, a Champions League, organizada pela Uefa, envolve grandes jogadores, audiências, patrocinadores e negócios.
Transmissão
No Brasil, os direitos de transmissão na televisão aberta pertencem ao SBT. O canal preparou um pacote de ações com marcas parcerias para aproveitar a grandeza da final da Champions League.
Haleon, Heineken, PagBank, Pepsi, Renault, Sportingbet, além de participações de Bet365, Novibet, Tim e Oppo, que patrocinaram as transmissões da Champions League no SBT durante toda a temporada, terão ativações na exibição da decisão. A emissora ainda contará com algumas vendas pontuais para a partida. As ações envolvem divulgação de produtos e serviços, promoções e inserções em programas da casa.
Na televisão fechada, a TNT Sports é responsável pela transmissão da Champions League. Betnacional, Betano, C6, Claro, Hotéis.com, Ipiranga, Pepsico (Pepsi e Gatorade), Superbet, Stellantis e Topps adquiriram cotas de publicidade para a final, segundo o Meio e Mensagem.
Na internet, os streaming SBT+ e Max terão a programação de SBT e TNT Sports, respectivamente.
Premiação
A temporada 2024/2025 da Champions League envolveu a distribuição de € 2,46 bilhões em premiações. Deste valor, € 30 milhões foram pagos para os clubes que participaram dos playoffs de classificação para a competição.
Todos os 36 clubes classificados receberam € 18,6 milhões pela participação na primeira fase. O valor se soma aos bônus por performance: € 2,1 milhões por vitória e € 700 mil por empate, além da premiação referente baseada e, sua posição final, que pode chegar a € 9,9 milhões.
Nos mata-matas, as premiações são de € 1 milhão (playoffs dos mata-matas), € 11 milhões (oitavas de final), € 12,5 milhões (quartas de final) e € 15 milhões (semifinal).
Paris Saint-Germain e Internazionale garantiram € 18,5 milhões cada pela classificação à final. O vencedor ainda receberá mais € 6,5 milhões pelo título.
Com esses valores, a premiação total do campeão pode chegar a € 110,82 milhões.
Sede
A Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha, receberá a final pela segunda vez. O estádio também foi a sede da decisão na temporada 2011/2012, quando o Bayern foi superado pelo Chelsea.
Inaugurada em 2005, a Allianz Arena tem capacidade para receber mais de 70 mil torcedores em jogos de campeonatos internacionais. Para jogos do Bayern de Munique, são mais de 75 mil lugares.
Para Munique, sediar a final da Champions League deverá resultar em um grande retorno financeiro. Em 2024, a cidade de Londres, que recebeu a final entre Real Madrid e Borussia Dortmund em Wembley, projetou um impulso financeiro de £ 53 milhões por conta do evento.
Patrocinadores
A Uefa tem nove marcas como patrocinadoras globais: Heineken, PlayStation, Lay’s, FedEx, Mastercard, Crypto.com, Bet365, Just Eat Takeaway.com e Qatar Airways.
A Adidas é fornecedora de materiais esportivos, como a bola usada nos jogos. EA Sports FC, Topps, Oppo e Jingdong também são patrocinadoras da entidade.
O Paris Saint-Germain é tem a Qatar Airways como patrocinador máster e a Nike como fornecedora de materiais esportivos. O clube francês ainda conta com acordos com Snipes, Visit Qatar, Accor, Ooredoo, VisitRwanda, QNB, BeIN Sports, EA Sports FC, Aspetar, Brilliantcrypto e Bitpanda.
Show
A final da Champions League 2024/2025 contará pela primeira vez com um show de intervalo. Neste sábado (31), a banda Linkin Park se apresentará antes do início do segundo tempo, em iniciativa patrocinada pela Pepsi.
Os shows nas finais do torneio são realizados pela Uefa desde a temporada 2017/2018, mas todos antes da bola rolar. Desta vez, em um movimento inspirado pelo Super Bowl, final da NFL, a apresentação será realizada no intervalo.
Com a iniciativa, a final da Champions League se torna uma opção mais atrativa para o público mais distante do futebol. Assim como acontece com o Super Bowl, a audiência do evento é potencializada pelos espectadores mais interessados no show do que na partida.
A cantora Dua Lipa foi a primeira a se apresentar na final da Champions League, em 2018. Desde então, Imagine Dragons (2019), Marshmello, Khalid e Selena Gomez (2021), Camilla Cabello (2022), Alesso, Burna Boy e Anitta (2023) e Lenny Kravitz (2024).
O post Champions League 2024/2025: Veja o raio-x comercial da final entre PSG e Internazionale apareceu primeiro em Máquina do Esporte.